Você já se perguntou “O que acontece com as crianças hiperativas na idade adulta?” O transtorno do déficit de atenção com hiperatividade é frequentemente visto como uma doença infantil, erroneamente. Na verdade, o TDAH sinais não desaparecem quando a criança cresce.
Então, o que é um transtorno do déficit de atenção com hiperatividade? Como o TDAH se manifesta em adultos? E que tratamentos considerar?
Para ajudar você a entender mais sobre esse tema e quais são os TDAH sinais, nós preparamos o artigo de hoje sobre o assunto. Quer saber mais? Então acompanhe agora mesmo!
Quais são os TDAH sinais da vida adulta?
O transtorno do déficit de atenção com hiperatividade (TDAH) é um distúrbio neurológico, que se manifesta em adultos de várias formas.
Dificuldades em manter a atenção
A pessoa tem dificuldade em se concentrar em uma única ideia e colocá-la em prática (especialmente quando a tarefa parece pouco estimulante e motivadora).
Ela só consegue manter sua atenção por alguns minutos e tende a se entregar ao devaneio. Ela é facilmente distraída por ruídos e eventos externos. Ela parece atordoada e indecisa, às vezes até desmotivada ou apática (tendência à procrastinação).
Esse déficit de atenção também se manifesta em uma tendência a perder seus negócios, esquecer certos compromissos e obrigações, estar atrasado ou mesmo se dispersar.
Para compensar essa deficiência de atenção, alguns adultos com esse distúrbio tendem a ser perfeccionistas: fazem listas muito precisas e verificam o progresso de suas tarefas, às vezes obsessivamente.
Esse é um dos principais TDAH sinais.
Uma tendência para impulsividade
Esse também é um dos TDAH sinais.
De fato, a pessoa que sofre de TDAH corre riscos e toma decisões por capricho, e fala ou age sem pensar. Ela interrompe frequentemente os outros, tem dificuldade em ouvi-los e esperar pela sua vez.
Essa impulsividade também pode se traduzir em vários tipos de comportamentos de risco: uso de drogas, brigas, condução perigosa no carro, entre outros.
Esse temperamento impulsivo é geralmente visível do lado de fora, em particular pelas pessoas mais próximas. Mas a pessoa também pode não deixar nada aparecer e manter a sua impulsividade internamente.
Hiperatividade motora ou mental
O adulto que sofre desse distúrbio pode passar de uma ação para outra, sem conseguir terminar a maior parte. Permanentemente energizado, ele tem dificuldade em ficar sentado ou quieto.
Ele não consegue relaxar e sempre precisa se dedicar a uma tarefa. Essa hiperatividade também pode ser mental: a pessoa tem muitas ideias em mente, o que a impede de se concentrar e pensar.
Adultos com TDAH podem apresentar dois ou três desses distúrbios: alguns sofrem apenas de problemas de desatenção, enquanto outros também têm alta hiperatividade ou impulsividade.
Esse é um dos principais TDAH sinais.
As outras manifestações do TDAH
Outros sinais também podem ser observados, especialmente no nível emocional: hipersensibilidade, mudanças frequentes de humor (tendência a ficar com raiva e ficar com raiva facilmente), flutuações de energia (física e intelectual)… Algumas pessoas também têm dificuldade em adormecer ou sofrem de sono de baixa qualidade.
Embora a genética e o ambiente pareçam estar na origem do aparecimento do TDAH, as causas desse distúrbio não são claramente identificadas.
Aparece em crianças e não desaparece necessariamente na idade adulta. Pode então ser particularmente incapacitante na vida cotidiana, tanto na vida profissional quanto na vida pessoal do adulto.
Agora que você já sabe mais sobre o TDAH sinais, vamos ver os tratamentos disponíveis.
Quais os tratamentos para o TDAH?
O tratamento implementado leva em conta o grau de gravidade dos sintomas (número, intensidade, frequência) e suas repercussões na vida cotidiana do adulto.
O psiquiatra também considera a existência de possíveis distúrbios associados (ansiedade, depressão, uso de substâncias perigosas…).
Várias abordagens são possíveis para tratar o TDAH em adultos:
- Novas regras de estilo de vida: o sono deve ser regular e reparador. O sono de boa qualidade promove uma melhor atenção e facilita o acesso ao bem-estar no dia a dia. Também é recomendável adotar uma boa higiene alimentar, praticar esportes regularmente e evitar o excesso de álcool.
- Abordagens psicoterapêuticas: vários tipos de psicoterapias podem ser considerados para tratar o TDAH.
- Tratamentos medicamentosos: são principalmente tratamentos psicoestimulantes. Prescritos por um médico especialista, ajudam a diminuir os sintomas que têm dificuldade em ser controlados.