Riscos cardíacos são maiores entre bebedores de fim de semana

//Riscos cardíacos são maiores entre bebedores de fim de semana

O consumo exagerado de bebida alcoólica nos fins de semana dobra os riscos de se morrer de parada cardíaca com relação a um consumo continuado. Um estudo publicado no British Medical Journal investigou se os hábitos de consumo de álcool, muito diferentes na França e na Irlanda do Norte, poderiam estar vinculados com a disparidade das taxas de mortalidade por doenças coronarianas, constatada entre os dois países.

riscos alcoolicos

As taxas de casos de insuficiência coronariana aguda são duas vezes mais elevadas na Irlanda do Norte do que na França.

Os cientistas acompanharam, durante 10 anos, cerca de mil homens de 3 cidades francesas e de Belfast, de 50 e 59 anos e livres de doenças cardíacas no início do estudo, em 1991. Além disso o álcool, pode diminuir a libido sexual.

Eles descobriram que o volume semanal de álcool consumido pelos bebedores regulares era praticamente idêntico em Belfast e na França.

Ao contrário, os “hábitos de consumo eram radicalmente diferentes nos dois países: em Belfast, o consumo de álcool estava mais concentrado em um dia da semana (no sábado), enquanto nas três cidades francesas, o consumo estava distribuído de forma mais regular ao longo da semana”.

A preponderância do binge drinking, definido no estudo como o consumo excessivo de álcool (ou seja, 4 ou 5 taças de vinho) em uma única ocasião, foi quase 20 vezes maior em Belfast do que na França (9,4% dos homens em Belfast contra 0,5% na França).

Paralelamente, a incidência anual de mortes coronarianas quase dobrou em Belfast (5,63 em 1.000) com relação à França (2,78 em 1.000).

Em Belfast, os homens bebiam principalmente cerveja (75,5%), seguida de destilados (61,3%), sendo o vinho pouco consumido (27,4%). Na França, ao contrário, o consumo de vinho predominava (91,8%).

Riscos cardíacos são maiores entre bebedores de fim de semana
Avalie
2018-07-03T16:07:50+00:00

About the Author:

Leave A Comment