Os benefícios das fibras para a saúde

//Os benefícios das fibras para a saúde

As fibras têm uma importância grande para a saúde. Elas são responsáveis pela regulação do nosso intestino, ajudando na eliminação de toxinas e do que não tem utilidade para o organismo. Isso é um assunto que todo mundo praticamente nasce sabendo.

beneficios fibras para a saude

Mas as fibras trazem outros benefícios que são menos falados. Vamos conhecê-los, então.

Antes de qualquer coisa, é preciso classificar os tipos de fibras. São dois: as solúveis e as não solúveis. A classificação tem a ver com a água, ou seja, significa se as fibras a absorvem ou não.

Farelo de aveia, cevada, leguminosas, frutas, legumes e verduras são exemplos de alimentos que contêm fibras solúveis. As insolúveis são encontradas em legumes, frutas, verduras, trigo, arroz e pães integrais.

Quando absorvem a água, as fibras solúveis transformam-se em uma espécie de gel natural. Esse gel ajuda a eliminar a gordura das artérias. Além disso, protegem o intestino contra o câncer, já que também não permitem a absorção da gordura por ele.

As fibras solúveis são as melhores amigas de quem quer emagrecer. Elas desaceleram o metabolismo dos carboidratos, causando aquela sensação duradoura de saciedade. Sendo assim, a pessoa não sente fome o tempo inteiro. Essa capacidade das fibras solúveis também ajuda a reduzir o LDL (conhecido como “mau colesterol”) no sangue.

Se você está animado com os benefícios das fibras solúveis, preste atenção em um detalhe. Para que ela faça realmente bem para a sua saúde é preciso se hidratar. Beba muita água para que elas consigam agir no seu organismo. Do contrário, o tiro sai pela culatra e o intestino pode acabar preso.

2018-05-07T19:33:26+00:00

Leave A Comment