A maioria das mulheres entra na menopausa entre os 45 e os 51 anos, mas isso não é uma regra fixa, pois há mulheres que podem entrar na menopausa antes ou depois dessa faixa etária.
A menopausa é o momento marcado pelo fim dos anos férteis de uma mulher, quando os ovários param de produzir estrogênio e, portanto, o ciclo menstrual termina.
O diagnóstico de menopausa é confirmado pelo ginecologista após 12 meses consecutivos sem menstruação. Saiba tudo sobre a menopausa.
Embora raro, há mulheres que podem apresentar sintomas da menopausa antes dos 40 anos, conhecidos como menopausa precoce. Geralmente, quanto mais cedo os primeiros sintomas aparecerem, mais cedo a mulher entrará na menopausa.
Para você que está lendo este artigo sobre Menopausa: Quando começa, tipos. Talvez você queira aprender como emagrecer com o Desobesi, saiba como funciona.
Outro bom remédio é a sibutramina, que também pode te ajudar a emagrecer rapidamente, caso você queira comprar sibutramina, é só acessar o link.
Tipos de menopausa
Índice
A menopausa pode ocorrer antes ou após a faixa etária considerada normal, que é de 45 a 51 anos, e é classificada como:
- Menopausa precoce
A menopausa precoce ocorre quando uma mulher é diagnosticada com menopausa antes dos 40 anos e pode ocorrer como resultado de um processo natural no corpo onde os ovários param de produzir estrogênio ou por problemas de saúde envolvendo alterações hormonais ou doença ovariana que retira esses órgãos. .
Os principais fatores que podem causar a menopausa precoce incluem:
- Doenças como diabetes;
- Cigarro;
- Quimioterapia ou radioterapia para o tratamento do câncer;
- Cirurgia para remover os ovários;
- Cirurgia para remover o útero;
- Infecções como caxumba, tuberculose ou malária.
No início da menopausa, quando os ovários param de produzir hormônios, a mulher não ovula e, portanto, não é possível engravidar novamente.
No entanto, como esse processo costuma ser lento, algumas mulheres podem engravidar nesse período.
- Menopausa tardia
A menopausa é considerada tardia quando ocorre após os 55 anos e pode ser causada pela obesidade ou por um distúrbio da tireóide, como o hipotireoidismo.
Além disso, as mulheres que sofrem alterações de estrogênio ao longo de suas vidas também podem experimentar a menopausa tardia.
Outro bom remédio é a sibutramina, que também pode te ajudar a emagrecer rapidamente, caso você queira comprar sibutramina, é só acessar o link.
Fases da menopausa
A menopausa tem algumas fases com características diferentes que são importantes para identificar o período de vida em que uma mulher se encontra e incluem:
- Pré-menopausa
A pré-menopausa corresponde ao período entre a primeira e a última menstruação, onde não há alterações hormonais e, portanto, a mulher não apresenta sintomas da menopausa.
Esta fase corresponde ao período da vida reprodutiva da mulher.
- Perimenopausa
A perimenopausa é uma fase de transição entre a vida reprodutiva e não reprodutiva, que ocorre antes da mulher entrar na menopausa e pode durar alguns anos.
O período da perimenopausa pode aparecer até 10 anos antes da última menstruação, sem que ocorra uma certa idade, mas é mais comum ocorrer por volta dos 40 anos, mas em alguns casos os sintomas, embora leves, podem aparecer na idade de 30.
Alguns fatores podem contribuir para a mulher entrar na menopausa, como tabagismo, histórico familiar de menopausa precoce, quimioterapia para tratamento de câncer ou cirurgia para retirada do útero.
Os sintomas mais comuns da perimenopausa são, por exemplo, períodos irregulares, ondas de calor, sensibilidade mamária, alterações de humor ou dificuldades para dormir.
É importante ressaltar que durante a perimenopausa, o desequilíbrio hormonal e a menstruação irregular não impedem a gravidez.
Portanto, nesta fase, a mulher que deseja evitar a gravidez deve utilizar um método contraceptivo indicado pelo ginecologista.
- Pós-menopausa
A pós-menopausa é o período que ocorre após o diagnóstico da menopausa e dura o resto da vida da mulher.
Nesta fase, os ovários já não produzem estrogênio e, portanto, não é possível engravidar.
No entanto, é importante o acompanhamento com um ginecologista para avaliar, diagnosticar e orientar a pós-menopausa.
Nessa fase, os sintomas da menopausa são comuns e podem durar até 4 anos e incluem ondas de calor, distúrbios do sono como insônia ou até secura vaginal.