Clinica de recuperação de drogas: Conheça as etapas do tratamento

Existem várias dúvidas relacionadas ao tratamento em uma clínica de recuperação de drogas, e pensando nisso fizemos este artigo para te ajudar a solucionar todas as suas dúvidas.

Os pacientes que tentam combater a dependência de drogas sozinho, muitas vezes não conseguem ter sucesso, é por isso, que as clínicas de recuperação de drogas existem.

Dessa forma, para ajudar você a entender, listamos algumas etapas. Primeiro, falarei sobre o método de tratamento de drogas.

Portanto, continue lendo este artigo até o final e conheça cada etapa, que é essencial para esse processo.

O método de tratamento medicamentoso é dividido em três condições principais, que correspondem a pelo menos seis meses. 

Falando em tratamento, conheça a clínica chamada tratamento alcool e drogas, que pode te ajudar com clínica de recuperação de drogas.

Conheça cada etapa do tratamento que é feito em uma clínica de recuperação de drogas

Índice

  • 1ª vez (1º e 2º mês)

Nesse primeiro nível de atenção à saúde, temos o aspecto físico, a desintoxicação e a adaptação ao convívio. 

Além disso, os aspectos cognitivos, nutricionais e físicos do uso compulsório de drogas e álcool são fragilizados.

  • 2ª vez (3º e 4º mês)

No segundo nível, ela entra no aspecto psicológico, seu eu interior e suas fraquezas. Então temos terapias aplicadas e psicologia.

  • 3ª vez (5º e 6º mês)

O terceiro e último passo vem com um aspecto espiritual (pensar um pouco e assim valorizar a vida), acreditar em um poder superior.

Os princípios básicos que norteiam nossa educação são:

  1.  Amor; 
  2. Educação; 
  3. Responsabilidade;
  4. Espiritualidade; 
  5. Liberdade;
  6. Serviço

Estas ações visam melhorar a qualidade de vida do adicto e de sua família.

Entenda, portanto, que o vício é uma doença química: progressiva, incurável e mortal, ou seja, recuperação progressiva, contínua e viva.

Portanto, não há remédio para isso, e não se pode ser tratado com medicamentos. 

Para que possamos lidar com isso e estacioná-lo. Dessa forma, o método para conseguir os resultados desejados é a internação em uma clínica de recuperação de drogas.

Este exemplo é baseado na filosofia de doze passos de Alcoólicos Anônimos (AA) e Toxicodependentes Anônimos (NA) para alcançar os melhores resultados.

Em uma clínica de recuperação de drogas o paciente irá contar com um programa de doze níveis, espiritualidade, terapia emocional, programas de prevenção de recaídas, arte terapia, videoterapia, terapia ocupacional, atendimento psicológico individual e em grupo, alimentação e outras necessidades para recuperação total do paciente.

Um bom exemplo foi em São Paulo, que contrataram uma clínica de recuperação gratuita em Sorocaba e pode te ajudar.

Atividades terapêuticas como método de tratamento para recuperação de drogas

Assim, além das etapas citadas acima, o método de recuperação de drogas também possui atividades terapêuticas. Ilustramos abaixo:

  • Espiritualidade

Essa etapa é realizada assim que o paciente termina de tomar o café da manhã, sendo a primeira reunião do dia. 

Neste momento é cantado louvores e também é lido um capítulo da Bíblia e o grupo abre para comentar no final da reunião, o facilitador faz a frase de encerramento e novamente cantamos e pedimos orientação à Deus sobre nosso dia.

  • Coleção de emoções

Este encontro tem como objetivo fazer com que os pacientes saibam expressar o que estão sentindo.

Compartilhar este encontro é tão importante para o paciente que aprende a expressar seus sentimentos, e também a ouvir as experiências dos outros pacientes.

Assim, um retorno é uma forma de valorização e é auxiliado pelos parceiros contra os sentimentos que vivenciam, sempre com a intenção de crescer e se recuperar.

Então, depende do que meus amigos sugerem por experiência, pois sempre que alguém compartilha seus sentimentos com os afetos de outros companheiros ali presentes, criam laços de comunidade e objetivos em comuns.

  • Psicoterapia individual

Esse serviço permite que os pacientes se incomodem com suas próprias dificuldades e é uma alternativa viável para alcançar o equilíbrio de movimentos, o que promove a resolução de conflitos que geram tensão.

Dessa forma, a psicoterapia dá ao indivíduo tempo para refletir, buscar estratégias de enfrentamento em situações de perigo, ambas dependentes de fatores químicos na vida.